Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 16:15:00
Sergipe participa da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Pernambuco
O evento antecede a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontecerá em Brasília

Sergipe participou da Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), durante os dias 2 e 3 de maio, no estado de Pernambuco. O evento aconteceu na Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Recife, e reuniu agentes públicos, sociedade civil e empresários para debater sobre os desafios e potencialidades do Nordeste com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico da região. O Governo de Sergipe participou do evento por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

A conferência regional acontece após a etapa estadual, reunindo contribuições dos nove estados do Nordeste. A assessora técnica da Sedetec, Jussara Alves, destaca que as conferências são incentivadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e têm sido uma oportunidade para debater e levantar propostas de políticas públicas para a área. “O encontro do Nordeste proporciona a articulação entre os entes e a tentativa de redução de assimetrias para um desenvolvimento mais equitativo em âmbitos regional e local”, avalia Jussara.

Etapas

O processo de conferências acontece em três etapas: estadual, regional e nacional. O Governo de Sergipe, por meio da Sedetec, realizou a conferência estadual no dia 3 de abril, com o tema ‘Para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido’. As contribuições de Sergipe e dos demais estados do Nordeste foram debatidas, sistematizadas e encaminhadas para a Conferência Regional, em Pernambuco.

O presidente da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte) e professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Martins de Oliveira, foi relator da conferência estadual e um dos representantes de Sergipe na etapa regional. “A Conferência está juntando todas as contribuições estaduais do Nordeste para posteriormente levarmos para a nacional. Só conseguiremos fortalecer a cultura da inovação através da interlocução entre os atores e instituições de ciência e tecnologia dos estados”, destaca Antônio.

Os resultados das discussões levantadas durante a Conferência Regional serão essenciais para a elaboração de estratégias futuras para a região Nordeste e farão parte dos debates da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada de 4 a 6 de junho, em Brasília.

5º CNCTI

Idealizada pelo MCTI, a Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o evento mais importante voltado ao debate das políticas públicas do setor. Com o tema ‘Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido’, a 5ª CNCTI tem como objetivo discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) 2024-2030, que deverá ser seguida nos próximos dez anos.

/ Notícias / desenvolvimento

Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 16:15:00