Sexta-Feira, 03 de Maio de 2024 às 16:00:00
Agricultores de Malhada dos Bois comemoram entrega de sementes de milho
Governo do Estado destinou 1 tonelada de sementes para o município

Agricultores familiares do município de Malhada dos Bois, no baixo São Francisco, já estão plantando as sementes de milho distribuídas pelo Governo do Estado na quinta-feira, 2. A entrega oficial das sementes foi feita pelo governador em exercício, Jeferson Andrade, que destinou 1 tonelada de sementes, repassadas para 100 produtores, cada um recebendo 10 quilos de sementes.

A ação faz parto do projeto ‘Sementes do Futuro’, com investimento total de 3 milhões de reais na compra de sementes de milho, beneficiando 20.600 famílias de agricultores familiares de 54 municípios sergipanos. De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), serão distribuídas para todo o estado 206 toneladas de sementes de milho, das variedades Cruzeta e Potiguar.

Maria Creuza, do povoado Baixão, ficou satisfeita ao receber as sementes de milho, por chegarem na hora certa. “Já estou com a terra pronta, toda aradinha e amanhã mesmo já vou plantar. Na minha roça tem também feijão, fava, feijão de corda, abóbora e macaxeira que plantei com meu filho. Essa doação do governo é uma ajuda muito boa, porque somente um quilo de semente custa R$ 50 e, ganhando, é uma economia boa que a gente faz”, comentou a agricultora.

A agricultora Cristina Santos Gomes, da Fazenda Brejinho, também foi beneficiada. Ela estava à espera das sementes para iniciar seu plantio. “Deixei a terra pronta e agora é só jogar as sementes, que chegaram em uma boa hora. A gente sabe que são sementes de qualidade, certificadas, não tem como dar errado”, disse a agricultora.

O lavrador Valdevan Santos expressou gratidão pelo recebimento do milho. “A sorte da gente são essas sementes que o Governo do Estado dá, pra gente que vive da agricultura é uma ajuda grande. Deus ajude que não deixm  de doar essas sementes, que são de qualidade e a gente sabe que vai ter uma boa colheita”, afirmou.

O secretário da Agricultura, Zeca da Silva, destacou a retomada do programa e ampliação dos investimentos na gestão atual. “O programa, resgatado pelo governador Fábio Mitidieri desde o ano passado, havia sido encerrado por um longo período e no ano passado o governador fez questão de aportar R$ 1,5 milhão na compra de sementes de milho. Este ano, dobramos a quantidade de recursos para a compra das sementes de milho. Também estamos investindo no programa para entregar, dentro de 15 ou 20 dias, as sementes de arroz, com investimento de  R$ 2,3 milhões para atender todo o baixo São Francisco, de Propriá até Ilha das Flores e Brejo Grande. Uma ação muito forte, muito importante, na região do Baixo São Francisco onde conseguiremos atender quase 90% dos produtores dos perímetros irrigados que tem uma participação muito importante no cenário nacional da produção de arroz que coloca Sergipe como quarto lugar no Brasil na produção de arroz, o que é muito significativo pra gente”, reforça o secretário.

Safra recorde

Em 2023, a produção de milho em Sergipe foi a maior da série histórica. A safra se tornou destaque nacional com previsão de produção de 986.9 mil toneladas, um aumento de 11,2% em relação ao ano anterior (2022), colocando o estado como o 4° em produção e o 1º em rendimento médio do Nordeste brasileiro, com 5.483 quilogramas por hectare. São 180 mil hectares de área colhida em todo o estado. Os dados foram divulgados no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE.

/ Notícias / agricultura

Agricultores de Malhada dos Bois comemoram entrega de sementes de milho