Notícias

Domingo, 25 de Junho de 2023 às 14:30:00
Cortejo do País do Forró celebra a cultura também neste domingo, 25
Grupos folclóricos e quadrilhas juninas participam do cortejo, que encanta o público com sua tradição e sergipanidade

Neste domingo, 25, com concentração no Barracão da Sergipe, às 16h, e seguindo até os lagos da Orla de Atalaia, o segundo dia do Cortejo do País do Forró reúne mais grupos folclóricos e populares para encantar o público ao apresentar um mosaico visual e sonoro da cultura sergipana. O acesso é para todas as idades que queiram viver a experiência de dançar e cantar lado a lado com expressões culturais de raiz de Sergipe. 

No sábado, 24, dia de São João, o Cortejo do País do Forró, iniciativa do Governo do Estado através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), que busca promover a interação do público com os grupos folclóricos e quadrilhas juninas presentes no evento, atraiu quem passava pela Orla. Mesmo com chuva, o público acompanhou o cortejo com saída do Oceanário e chegada na arena do Arraiá do Povo.

Na ocasião, o público pode dançar junto ao Grupo Peneirou Xerém, Grupo de Pífanos, Quadrilha Poeirinha do Sertão (Laranjeiras), Batalhão de São João (Lagarto), Quadrilha Unidos do Arrasta Pé (Itaporanga) e Quadrilha Xodó da Vila (Aracaju). O cortejo contou ,ainda, com a presença da Rural de Bob Lelis e com o padre Belga e a freira, tendo no comando o animador Cristiano que seguiu o antigo ritual no uso de um megafone.

Para a presidente da Funcap, Antônia Amorosa, esse foi um momento único de interação do povo com a nossa cultura. "Nós queremos que turistas e cidadãos de Sergipe conheçam de perto nossas tradições, valorizando as nossas danças, apreciando as vestimentas, a história do nosso povo e da nossa cultura. Isso é motivo para que nos orgulhemos de tudo que foi construído pelos nossos antepassados", afirmou.