Notícias

Quinta-Feira, 23 de Março de 2023 às 11:15:00
Saúde, direitos humanos e cidadania entram em pauta durante oficina de planejamento estratégico
Quarta reunião de março segue definindo ações para o Governo de Sergipe no âmbito do desenvolvimento humano e social

O planejamento estratégico do Governo de Sergipe segue a todo vapor. Nesta quinta-feira, 23, gestores e técnicos da administração estadual continuam debatendo ações e projetos para o período 2023-2026, tendo como foco o desenvolvimento humano e social. Desta vez, os temas em discussão são saúde, segurança alimentar e nutricional, inclusão e direitos humanos, cidadania das mulheres e acesso à moradia digna.

Centrado no eixo 2B, a oficina setorial desta quinta dá prosseguimento ao que foi debatido na última terça-feira, 21, quando foram iniciadas as tratativas do eixo 2A. Até o fim de março, mais uma reunião de planejamento deve ser realizada, fechando o ciclo de cinco encontros programados para este mês.

O gestor público e membro da equipe da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan), Guilherme Rebouças, salienta que o viés de inovação do evento é possibilitado pela composição heterogênea dos grupos de trabalho. Guilherme ainda destaca a preocupação da organização em possibilitar um nivelamento conceitual, a fim de que todos os participantes partam de uma só base de conhecimento.

“A gente dividiu nossa entrega à população em grandes eixos, que se desdobraram em objetivos e que, por sua vez, vão se desdobrar em um portfólio de projetos. Estamos no primeiro dia da construção desse portfólio, e o projeto é justamente a unidade que vamos monitorar. É com ele que a gente vai saber se entregou nossa missão. Do ponto de vista da gestão, o projeto é o nível mais importante no planejamento estratégico. É a ação que transforma a realidade”, explica.

Entre os temas em debate, o combate à fome e à extrema pobreza esteve entre os pontos mais importantes. De acordo com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Tatiana Canuto, o evento é uma oportunidade de alinhar ideias e de traçar parcerias.

“Ter uma política de segurança alimentar e nutricional como um projeto prioritário é de suma importância para toda a população. Então, ter esse momento nos traz muita riqueza, porque a gente visualiza vários projetos, ações e planos para chegar ao objetivo de reduzir a fome, de combater a pobreza e de fortalecer a segurança alimentar em Sergipe. Aqui, conseguimos organizar o que cada um irá fazer, porque a resolução do problema da insegurança alimentar depende de uma visão multissetorial e interdisciplinar”, considera.

Durante a reunião, o secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, Jorge Teles, integrou o grupo de trabalho que debateu ações voltadas à moradia digna. O gestor enfatiza o caráter integrativo do evento.  

“O governador Fábio Mitidieri definiu que as políticas de Estado precisam ser transversais, e assim está sendo feito. Temos um governo muito colaborativo, onde todas as pastas se auxiliam mutuamente. Nesse sentido, a habitação é realmente muito importante. Passamos por anos difíceis, com a escassez de recursos federais para financiamento de moradias de qualidade. Agora, existe uma sinalização do atual governo federal de retorno ao financiamento para construção e adequação de moradias. E tudo isso vai ao encontro do plano de governo em Sergipe, que tem a habitação como uma de suas grandes pautas”, ressalta.

Planejamento Estratégico

As reuniões setoriais são conduzidas pela Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc), por meio da Superplan e da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE). A iniciativa leva o intuito de validar os projetos que irão compor o portfólio da gestão para os próximos quatro anos.