Notícias

Segunda-Feira, 27 de Fevereiro de 2023 às 17:15:00
No ‘Sergipe é aqui’, governo anunciou investimentos de R$ 2 milhões para produção de mudas de laranja
Durante o projeto foi entregue o Cadastro da Agricultura Familiar para produtores da região

Na primeira edição do 'Sergipe é aqui', projeto do governo itinerante idealizado pelo governador Fábio Mitidieri, foram anunciados investimento para produção de mudas de laranja e a realização de serviços de reforma do Centro de Fruticultura de Boquim. A Secretaria de Estado da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) esteve presente com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e Companhia de Desenvolvimento Regional de Sergipe (Coderse) prestando serviços à população, a exemplo da entrega do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) para produtores da região.

Para o agricultor José Moreira de Santana, de 71 anos, foi grande a alegria em receber o documento tão aguardado das mãos do Secretário da Agricultura, Zeca da Silva. Nascido em Boquim, o produtor rural vive do que produz em seu sítio, localizado no povoado Jaboticaba, e ficou muito satisfeito com a ação do governo. “Foi muito importante receber esse documento, agora vou poder solicitar crédito para investir em minha plantação e com isso cuidar ainda melhor da minha família”, disse o agricultor que é casado e pai de nove filhos.  

Joliel Soares, de 40 anos, casado e pai de um casal de filhos, também confia que com a aquisição do CAF vai conquistar muitos benefícios e investir mais em sua lavoura. “Acredito que esse documento vai facilitar o meu dia a dia como agricultor e vejo como bastante positiva a vinda do governador a Boquim hoje”, afirmou o agricultor. 

O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é o instrumento que identifica e qualifica o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006), bem como, a Unidade Familiar de Produção Agrária (UFPA), os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas da agricultura.

Durante a entrega dos documentos, o secretário Zeca da Silva reforçou a importância de ter uma Secretaria de Agricultura fortalecida e aberta, para acolher as demandas de seu público-alvo: os produtores rurais do estado de Sergipe. “O governador Fábio Mitidieri já autorizou o investimento de R$ 2 milhões em Boquim para a revitalização de 10 viveiros telados, onde serão produzidas mudas de citros, e para a reforma do escritório local da Emdagro, onde funciona o Centro de Fruticultura de Boquim”, disse Zeca, ao anunciar que as 36 unidades da empresa - que é uma vinculada da Seagri - serão reformadas, conforme determinação do governador. 

Serviços ofertados

Entre os vários serviços oferecidos pela Emdagro aos produtores rurais de Boquim estiveram a emissão do Guia de Trânsito Animal (GTA); orientação e cadastro para o programa de vacinação contra brucelose e realização do cadastramento de beneficiários para o programa de distribuição de sementes e de palma. Foram prestadas também orientações técnicas sobre culturas e criações, sanidade animal, sobre defesa vegetal e cuidados no uso de agrotóxicos, regularização e atualização cadastral da colônia Boquim e emissão de declaração para produtor rural, com fins de benefícios previdenciários, entre outros serviços.

A Coderse participou da ação com informações sobre os critérios para perfuração de poços comunitários; atendimento quanto à solicitação dos serviços de perfuração e testes de vazão; com orientações sobre sistema simplificado de abastecimento de água; e ainda recebendo a solicitação de serviços de manutenção ou recuperação de sistemas de abastecimento de água. Também no local foram passadas informações sobre sistema de dessalinização da água, por meio do Programa Água Doce; bem como orientações sobre o Programa Água para Todos.