Notícias

Quinta-Feira, 09 de Março de 2023 às 13:00:00
Governo do Estado realiza primeira oficina setorial do Planejamento Estratégico 2023-2026
É a primeira das cinco oficinas setoriais, que serão realizadas ao longo do mês de março, com o objetivo de validar os projetos que comporão o portfólio do Planejamento Estratégico

Dando prosseguimento às ações do Planejamento Estratégico 2023-2026, o Governo de Sergipe realizou nesta quinta-feira, 9, oficina setorial do Eixo 4 que aborda ‘Gestão, Governança e  Inovação’. As ações de planejamento que nortearão os próximos quatro anos de gestão do Governo Fábio Mitidieri estão sendo conduzidas pela Secretaria de Estado da Casa Civil, por meio da Superintendência Especial de Planejamento, Monitoramento e Captação de Recursos (Superplan) e Assessoria de Gestão Estratégica.   

Na oportunidade, o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, ao abrir a oficina, salientou a importância do envolvimento das secretarias no processo de planejamento. “O governador Fábio Mitidieri deixou muito claro o quanto ele acredita e prioriza o planejamento estratégico do governo, o quanto estamos ansiosos para que esse trabalho esteja finalizado, a fim de termos um Plano Estratégico pronto para avançar na plataforma de supervisão, acompanhamento e implementação, por meio de um trabalho participativo e colaborativo”, destacou o secretário que fez questão de ressaltar a confiança na equipe técnica do governo.  

“O governador tem muita confiança em toda equipe montada. Cada um de nós tem um papel muito importante, principalmente aqueles que estão participando das oficinas e posteriormente na difusão do Planejamento Estratégico”, afirmou Jorginho.   

A oficina realizada nesta quinta envolveu as secretarias e entidade do Governo do Estado: Secretaria de Estado da Casa Civil (SECC), Secretaria de Estado da Administração(Sead), Secretaria de Especial da Comunicação Social (Secom), Secretaria Especial de Governo (Segov),  Secretaria de Estado da Transparência e Controle (SETC), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Procuradoria Geral Estado (PGE), Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe (SergipePrevidência), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), Banco do Estado de Sergipe(Banese) e Imprensa Oficial de Sergipe( Iose).   

Oficinas setoriais  

Faz parte das ações a realização de cinco oficinas setoriais, que serão realizadas ao longo do mês de março. São oficinas por eixos, que vão validar quais serão os projetos que comporão o portfólio. Além disso, será realizada uma ficha técnica para cada projeto, indicando problemática, oportunidade ou ameaça, objetivos específicos, público-alvo, recursos que precisam ser alocados e também a identificação de contexto, envolvendo a gravidade, a urgência e a tendência para cada um desses projetos.

A oficina do Eixo 4 teve início com a apresentação do mapa estratégico. Em seguida, as equipes participaram de uma dinâmica que abordou os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.  Por fim, a culminância com apresentação dos projetos.    

Segundo o assessor de Gestão Estratégica, Júlio Filgueira, todo o material produzido a partir das cinco oficinas vai compor um subsídio para o II Seminário do Planejamento Estratégico 2023-2026, que vai acontecer no dia 1º de abril, sob o comando do governador Fábio Mitidieri.  

“Planejamento é um processo. Nós começamos lá atrás, com uma reunião do governador com o secretariado. Depois, tivemos prosseguimento com o I Seminário, que envolveu mais de 140 pessoas participantes. Agora, estamos realizando essa primeira oficina com 45 participantes. Teremos mais quatro oficinas e o segundo seminário já no dia 1º de abril. Então é um processo que começou em fevereiro e vai até meados de maio,  com o Plano Estratégico. A expectativa é de que em meados de maio, o governador apresente à sociedade sergipana, o resultado desse planejamento que é o Plano Estratégico da gestão”, explicou  Júlio Filgueira.  

‘Gestão, Governança e Inovação’   

De acordo com o secretário de Estado da Casa Civil, Jorginho Araujo, a temática abordada pelo Eixo 4 é primordial e requer muita atenção, sendo fruto de uma construção coletiva.  “Esse é o eixo que temos muita atenção porque envolve muitos fatores, dentro dos três objetivos que estão previstos, a exemplo da valorização do servidor, busca pela excelência na prestação do serviço público, transformação digital, inovação, articulação com os municípios, proximidade do governo com a população e com os demais poderes, especialmente, o poder Legislativo, além do equilíbrio fiscal, que foi alcançado na gestão anterior e que a gente não pode perder de vista”, colocou.   

Para a secretária de Estado da Administração (Sead), Lucivanda Rodrigues, o planejamento é fundamental para o cumprimento do foco e dos compromissos assumidos. “O governador Fábio defendeu em seu plano de governo um alinhamento em todas as pastas em torno do objetivo maior que é prestar um serviço público de melhor qualidade ao cidadão e a partir disso, estamos promovendo entregas específicas de acordo com aquilo que foi estabelecido no plano de governo”, pontuou.