Notícias
Notícias
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026 às 15:00:00
Seplan promove debate sobre expansão da infraestrutura de conectividade digital em Sergipe
Novo episódio do podcast 'Sergipe+Conectado' vai ao ar no dia 10 de junho e reúne especialistas para discutir metas e impactos da implementação de um Cinturão Digital no Estado

A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, na próxima quarta-feira, 10, a segunda edição do podcast Sergipe+Conectado. Com o tema “Diálogos sobre a Expansão da Infraestrutura de Conectividade Digital do Estado”, o evento será transmitido ao vivo, a partir das 14h, pelo canal da Seplan no YouTube, e contará com a participação de representantes da Unidade de Gerenciamento do Projeto Conecta-SE e de especialistas do Banco Mundial nas áreas de Desenvolvimento Digital, Transformação Digital e Inteligência Artificial

Na ocasião, serão apresentadas as principais metas do Conecta-SE relacionadas ao Cinturão Digital, componente que visa conectar prédios públicos estaduais, ampliar a infraestrutura digital e facilitar o acesso da população aos serviços online. O episódio também promoverá um debate sobre o papel da conectividade no desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, além de abordar os benefícios esperados para os municípios e os provedores de internet. Os interessados poderão participar enviando dúvidas e comentários por meio de formulário eletrônico.

O  coordenador-geral do Conecta-SE, Alexandre Maia, destacou a importância da iniciativa. “O podcast desempenha papel relevante ao aproximar a população da construção dessas políticas públicas, promovendo transparência, disseminação de informações e participação social. Além de apresentar os avanços e benefícios do projeto, a iniciativa fortalece o diálogo com a sociedade e amplia a compreensão sobre a importância dos investimentos que contribuirão para o futuro digital do Estado”, afirmou. 

Segundo o coordenador técnico do projeto, José Roberto Costa, o componente do Cinturão Digital será responsável por estruturar uma rede de telecomunicações em Sergipe. “Uma rede de telecomunicações moderna, resiliente e de dupla abordagem para integrar, de forma segura, os 75 municípios do estado. Essa infraestrutura prevê a distribuição estratégica de vários POPs [Pontos de Presença] no interior do estado e interligará mais de mil prédios públicos a um novo Data Center de baixo carbono, tendo como marco operacional o início da construção da Infovia estadual que servirá de backbone estruturador [espinha dorsal] para todo o projeto", explicou.

Podcast 

O podcast Sergipe+Conectado busca aprofundar o debate sobre os eixos de atuação do Conecta-SE, esclarecer dúvidas técnicas, ampliar a transparência das ações desenvolvidas e fortalecer o diálogo com a sociedade civil e demais partes interessadas do projeto. A estreia do primeiro episódio ocorreu em janeiro deste ano, durante missão de supervisão do Banco Mundial, organismo financiador do Conecta-SE. Na ocasião, foram discutidas iniciativas no âmbito do componente Energia Elétrica Inteligente e Sustentável, voltadas à eficiência energética, considerada um dos pilares da transformação digital e do desenvolvimento sustentável em Sergipe.
 

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / governo

Seplan promove debate sobre expansão da infraestrutura de conectividade digital em Sergipe
Novo episódio do podcast 'Sergipe+Conectado' vai ao ar no dia 10 de junho e reúne especialistas para discutir metas e impactos da implementação de um Cinturão Digital no Estado
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2026 às 15:00:00

A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) realizará, na próxima quarta-feira, 10, a segunda edição do podcast Sergipe+Conectado. Com o tema “Diálogos sobre a Expansão da Infraestrutura de Conectividade Digital do Estado”, o evento será transmitido ao vivo, a partir das 14h, pelo canal da Seplan no YouTube, e contará com a participação de representantes da Unidade de Gerenciamento do Projeto Conecta-SE e de especialistas do Banco Mundial nas áreas de Desenvolvimento Digital, Transformação Digital e Inteligência Artificial

Na ocasião, serão apresentadas as principais metas do Conecta-SE relacionadas ao Cinturão Digital, componente que visa conectar prédios públicos estaduais, ampliar a infraestrutura digital e facilitar o acesso da população aos serviços online. O episódio também promoverá um debate sobre o papel da conectividade no desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, além de abordar os benefícios esperados para os municípios e os provedores de internet. Os interessados poderão participar enviando dúvidas e comentários por meio de formulário eletrônico.

O  coordenador-geral do Conecta-SE, Alexandre Maia, destacou a importância da iniciativa. “O podcast desempenha papel relevante ao aproximar a população da construção dessas políticas públicas, promovendo transparência, disseminação de informações e participação social. Além de apresentar os avanços e benefícios do projeto, a iniciativa fortalece o diálogo com a sociedade e amplia a compreensão sobre a importância dos investimentos que contribuirão para o futuro digital do Estado”, afirmou. 

Segundo o coordenador técnico do projeto, José Roberto Costa, o componente do Cinturão Digital será responsável por estruturar uma rede de telecomunicações em Sergipe. “Uma rede de telecomunicações moderna, resiliente e de dupla abordagem para integrar, de forma segura, os 75 municípios do estado. Essa infraestrutura prevê a distribuição estratégica de vários POPs [Pontos de Presença] no interior do estado e interligará mais de mil prédios públicos a um novo Data Center de baixo carbono, tendo como marco operacional o início da construção da Infovia estadual que servirá de backbone estruturador [espinha dorsal] para todo o projeto", explicou.

Podcast 

O podcast Sergipe+Conectado busca aprofundar o debate sobre os eixos de atuação do Conecta-SE, esclarecer dúvidas técnicas, ampliar a transparência das ações desenvolvidas e fortalecer o diálogo com a sociedade civil e demais partes interessadas do projeto. A estreia do primeiro episódio ocorreu em janeiro deste ano, durante missão de supervisão do Banco Mundial, organismo financiador do Conecta-SE. Na ocasião, foram discutidas iniciativas no âmbito do componente Energia Elétrica Inteligente e Sustentável, voltadas à eficiência energética, considerada um dos pilares da transformação digital e do desenvolvimento sustentável em Sergipe.