Notícias
Notícias
Sexta-Feira, 29 de Maio de 2026 às 16:45:00
Conhecimento em Rede contribui para a formação continuada dos servidores do Estado de Sergipe
O programa formativo aprimora o conhecimento dos servidores da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento por meio de cursos e capacitações em diversas áreas

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), tem promovido a formação continuada dos servidores integrantes da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento com o Conhecimento em Rede. Esse programa formativo foi lançado, oficialmente, em 2025, com o objetivo de tornar a gestão pública cada vez mais eficiente a partir do aprimoramento constante das habilidades técnicas e interpessoais dos servidores.
 
O Conhecimento em Rede oferece diversas opções entre cursos online e presenciais, palestras e oficinas, como possibilidades de capacitação em áreas como Avaliação de Políticas Públicas, Monitoramento Estratégico, Planejamento Governamental, Inovação, Tecnologia e de habilidades interpessoais, como Comunicação. Essas iniciativas são promovidas pela própria Seplan e por parceiros, como a Fundação Dom Cabral (FDC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a plataforma DOT/Coursera, assim como a Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração (Sead). 
 
A secretária executiva da Seplan, Melina Tavares, destaca o programa formativo como uma política de Estado importante, que integra diversas soluções para contribuir com a capacitação dos membros da Rede. “A formação continuada é um dos pilares para entrega de resultados e de gestão dentro do Governo do Estado de Sergipe. Por isso, valorizar os servidores por meio de ofertas, cursos, aprimoramentos, palestras, oficinas e de qualquer meio que possa trazer ainda mais conhecimento e aperfeiçoar as habilidades deles é uma forma de tornar o trabalho mais eficiente, mais eficaz, trazer mais resultado para a organização, mas também preparar ainda mais esse servidor como profissional”, complementou.
 
A plataforma DOT/Coursera, por exemplo, abriga diversos cursos, como o de Gerenciamento de Projetos, já concluído pela superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, Jéssica Santos. A servidora explica que esses cursos ampliam a sua experiência e contribuem para o seu trabalho diário na secretaria. “Os cursos que eu fiz foram de Gerenciamento de Projetos, Negociação e o curso de Fundamento de BIM. Acho que esses cursos trazem uma boa bagagem para minha experiência, porque onde eu estou traz um pouco de cada coisa, então o curso de Gerenciamento de Projetos, onde eu estou, faz todo o sentido. Trabalhamos com planejamento, com gerenciamento de processos, de metas”, destacou.
 
O superintendente de Programação Econômica da Seplan, Felipe Augusto Oliveira, também utilizou a plataforma para concluir cursos sobre Comunicação e Otimização de Processos no Setor Público. Ele ressalta que o Coursera permite aos servidores ter contato com conteúdos produzidos por importantes universidades internacionais e que permitiram avanços nas atividades internas. “Essa é uma ação inovadora no Estado de Sergipe porque nunca antes havíamos tido uma solução própria para a gestão do conhecimento. É uma percepção da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento que identificou algumas lacunas do conhecimento e, de imediato, foi abarcada pela Seplan, como coordenadora da Rede, para permitir que os seus membros possam estar em contato com a capacitação de maneira continuada”, comentou.
 
O Conhecimento em Rede começou a ser desenvolvido em 2024 pelo Grupo de Trabalho (GT) Núcleo de Gestão do Conhecimento, que mapeou as principais demandas, formalizou as parcerias, realizou a curadoria dos cursos e das trilhas de aprendizado. 
 
Sobre a Rede
 
Composta por servidores das diretorias de Planejamento e Orçamento (Diplans) das secretarias e órgãos do Governo, nas funções de titulares e suplentes, a Rede de Planejamento e Orçamento foi criada em 2024 pelo governador Fábio Mitidieri.
 
A Rede tem como órgão central a Seplan, que coordena e organiza as atividades através de um calendário anual, com a realização do Seminário de Gestão Estratégica e das reuniões bimestrais, além de reuniões regulares de monitoramento, de balanço de metas e ações de capacitação, que já aconteciam mesmo antes da formalização do Programa Formativo.
 

Compartilhe            
Notícia
/ Notícias / governo

Conhecimento em Rede contribui para a formação continuada dos servidores do Estado de Sergipe
O programa formativo aprimora o conhecimento dos servidores da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento por meio de cursos e capacitações em diversas áreas
Sexta-Feira, 29 de Maio de 2026 às 16:45:00

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), tem promovido a formação continuada dos servidores integrantes da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento com o Conhecimento em Rede. Esse programa formativo foi lançado, oficialmente, em 2025, com o objetivo de tornar a gestão pública cada vez mais eficiente a partir do aprimoramento constante das habilidades técnicas e interpessoais dos servidores.
 
O Conhecimento em Rede oferece diversas opções entre cursos online e presenciais, palestras e oficinas, como possibilidades de capacitação em áreas como Avaliação de Políticas Públicas, Monitoramento Estratégico, Planejamento Governamental, Inovação, Tecnologia e de habilidades interpessoais, como Comunicação. Essas iniciativas são promovidas pela própria Seplan e por parceiros, como a Fundação Dom Cabral (FDC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a plataforma DOT/Coursera, assim como a Escola de Governo da Secretaria de Estado da Administração (Sead). 
 
A secretária executiva da Seplan, Melina Tavares, destaca o programa formativo como uma política de Estado importante, que integra diversas soluções para contribuir com a capacitação dos membros da Rede. “A formação continuada é um dos pilares para entrega de resultados e de gestão dentro do Governo do Estado de Sergipe. Por isso, valorizar os servidores por meio de ofertas, cursos, aprimoramentos, palestras, oficinas e de qualquer meio que possa trazer ainda mais conhecimento e aperfeiçoar as habilidades deles é uma forma de tornar o trabalho mais eficiente, mais eficaz, trazer mais resultado para a organização, mas também preparar ainda mais esse servidor como profissional”, complementou.
 
A plataforma DOT/Coursera, por exemplo, abriga diversos cursos, como o de Gerenciamento de Projetos, já concluído pela superintendente de Monitoramento Estratégico da Seplan, Jéssica Santos. A servidora explica que esses cursos ampliam a sua experiência e contribuem para o seu trabalho diário na secretaria. “Os cursos que eu fiz foram de Gerenciamento de Projetos, Negociação e o curso de Fundamento de BIM. Acho que esses cursos trazem uma boa bagagem para minha experiência, porque onde eu estou traz um pouco de cada coisa, então o curso de Gerenciamento de Projetos, onde eu estou, faz todo o sentido. Trabalhamos com planejamento, com gerenciamento de processos, de metas”, destacou.
 
O superintendente de Programação Econômica da Seplan, Felipe Augusto Oliveira, também utilizou a plataforma para concluir cursos sobre Comunicação e Otimização de Processos no Setor Público. Ele ressalta que o Coursera permite aos servidores ter contato com conteúdos produzidos por importantes universidades internacionais e que permitiram avanços nas atividades internas. “Essa é uma ação inovadora no Estado de Sergipe porque nunca antes havíamos tido uma solução própria para a gestão do conhecimento. É uma percepção da Rede Estadual de Planejamento e Orçamento que identificou algumas lacunas do conhecimento e, de imediato, foi abarcada pela Seplan, como coordenadora da Rede, para permitir que os seus membros possam estar em contato com a capacitação de maneira continuada”, comentou.
 
O Conhecimento em Rede começou a ser desenvolvido em 2024 pelo Grupo de Trabalho (GT) Núcleo de Gestão do Conhecimento, que mapeou as principais demandas, formalizou as parcerias, realizou a curadoria dos cursos e das trilhas de aprendizado. 
 
Sobre a Rede
 
Composta por servidores das diretorias de Planejamento e Orçamento (Diplans) das secretarias e órgãos do Governo, nas funções de titulares e suplentes, a Rede de Planejamento e Orçamento foi criada em 2024 pelo governador Fábio Mitidieri.
 
A Rede tem como órgão central a Seplan, que coordena e organiza as atividades através de um calendário anual, com a realização do Seminário de Gestão Estratégica e das reuniões bimestrais, além de reuniões regulares de monitoramento, de balanço de metas e ações de capacitação, que já aconteciam mesmo antes da formalização do Programa Formativo.